“Achei ótimo. Fui muito bem atendida, me senti segura, confiante e ainda ganhei uma ótima notícia”. Assim descreveu a experiência Marlene Ferreira da Silva, após consulta com auxílio do serviço de telemedicina, implementado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em todos os 184 municípios do estado. O atendimento da dona de casa, que descobriu não possuir retinopatia diabética, aconteceu na Policlínica de Maracanaú, nesta segunda-feira (29).
Um total de 21 especialistas está à disposição para tirar dúvidas, repassar informações para facilitar os diagnósticos e aprimorar a assistência à população. Os médicos atuam em regime de plantão e estão disponíveis para realizar pareceres em tempo real, no caso da Telemedicina, e por e-mail, na modalidade de Teleconsultoria. Os serviços fazem parte do Núcleo de Telessaúde da Sesa, criado em 2013. Profissionais da Capital e do Interior podem agendar atendimento com os especialistas de forma on-line, no Saúde Digital.
Em live realizada na Sesa, o governador Elmano de Freitas destacou os benefícios do uso dos serviços por parte dos cearenses. “Tenho certeza que cada vez mais a possibilidade do uso de tecnologias irá facilitar a vida do cidadão. Estamos também aproximando o sistema de saúde das pessoas, com o atendimento acontecendo mais próximo das casas das pessoas. É isso que nosso povo quer, ser atendido com humanidade, rapidez e eficiência”.
Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho reafirmou a importância da utilização da plataforma por parte dos profissionais da rede estadual de saúde. “Estamos levando especialistas por meio da tecnologia para mais perto dos pacientes. Temos mais de 20 especialistas à disposição. Gostaria muito de convocar os nossos profissionais para utilizar a nossa plataforma em prol da população”.
As especialidades disponíveis nos serviços são Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Pediatria, Pneumologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Ortopedia, Nefrologia, Medicina de Família e Comunidade, Intensivista, Neurologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Mastologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Gineco-Obstetrícia, Hematologia, Proctologia, Infectologista e Odontologia.
A médica infectologista e coordenadora de Telessaúde, Melissa Medeiros, ressalta que a novidade permite a troca de conhecimentos, a discussão de casos clínicos e o aprimoramento das práticas médicas. “A previsão é viabilizar cerca de 300 atendimentos por mês, a depender da demanda. Atualmente, estamos realizando cerca de 12 consultas por dia, o que dá uma média de 60 por semana”, detalha.
A partir desta segunda-feira (29), o serviço de telessaúde contará também com o auxílio do aparelho de retinografia, o qual permite captar o fundo do olho do paciente através de uma imagem. O aparelho também auxilia com outras patologias, possibilitando, inclusive, a visualização mais detalhada da catarata e diagnósticos de alterações de fundo do olho. Ao todo, a Sesa está disponibilizando cinco aparelhos, os quais ficarão estrategicamente alocados nas regiões do Litoral Leste/ Vale do Jaguaribe, Cariri e Grande Fortaleza.
“É possível encaminhar essa imagem para o especialista (do serviço) fazer uma análise mais minuciosa. Ele consegue ver alterações que são muito frequentes, por exemplo, em pacientes que têm uma hipertensão não controlada, uma diabetes não controlada, que podem levar inclusive à cegueira, se a gente não tiver um processo de controle melhor das patologias de base”, explica a médica Melissa Medeiros.
O aparelho também auxilia com outras patologias, possibilitando, inclusive, a visualização mais detalhada da catarata e diagnósticos de alterações de fundo do olho. Ao todo, a Sesa disponibiliza cinco aparelhos, os quais ficarão estrategicamente alocados nas regiões do Litoral Leste/ Vale do Jaguaribe, Cariri e Grande Fortaleza.
O clínico-geral Emílio Abraão comentou sobre o uso das tecnologias e da nova ferramenta. “Esse sistema de telemedicina facilita o processo e quem ganha é a população com tudo isso. É mais rapidez, agilidade, tudo com acompanhamento médico, diagnóstico rápido com o uso de ferramentas novas e úteis”.
Também atendida no local, Áurea Bernadete Moreira, moradora do município de Acarape, aprovou o novo estilo de consulta. Portadora de diabetes, a idosa de 75 anos sabe que precisa receber um acompanhamento mais detalhado. “Super aprovei. Fui bem atendida e também tirei todas as dúvidas. Já conhecia esses médicos e sempre me trataram bem. Me falaram da importância de controlar a doença e da prática de esportes. Felizmente faço hidroginástica e também pulo corda, se não o corpo para”, contou de forma bem-humorada.
“Deixamos claro que não é o paciente quem solicita a consulta, mas sim os profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais ou psicólogos”, esclarece Melissa Medeiros.
O Telessaúde contempla, ainda, o serviço de Tele UTI, voltado a orientações sobre o manejo de pacientes graves, e o Tele ECG, destinado à análise de laudos de eletrocardiograma. Em todas as modalidades, é possível solicitar atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Fonte: Governo do Estado
O post Governo do Ceará disponibiliza serviços de telemedicina e teleconsultoria para profissionais de saúde apareceu primeiro em Sobral Online.