A Casa Bom Samaritano, uma instituição vinculada a Sociedade de São Vicente de Paulo, embora realize um grande serviço na área da Assistência Social em Sobral a quase 47 anos, ainda não é conhecida a ponto de ser “autossustentável”. Talvez se explique isso por conta do público atendido, pessoas idosas que viviam em situação de vulnerabilidade, um coletivo que em grande maioria dos casos têm muitas despesas, que não condizem com o que ganham, e talvez por este motivo não é de interesse do poder público ações que beneficiem o referido público, como outros grupos de pessoas, que “vale mais a pena” investir.
Onde estariam os aproximadamente 60 idosos que são acolhidos nos dois abrigos da igreja católica em Sobral? Talvez fariam parte do grande número de pessoas em situação de rua que estão tomando conta das ruas e praças da cidade ou talvez o poder público já teria um espaço para eles, algo que não se preocupa no momento porque os abrigos privados fazem isso.
Atualmente, o Bom Samaritano passa por sérios problemas financeiros e corre iminente risco de fechar as portas. Mas se isso acontecer, onde irão parar as pessoas que lá são acolhidas? Pode ser que alguém possa se perguntar: e a aposentadoria dos idosos? Para se ter ideia o valor proveniente desta fonte, em alguns meses, não é suficiente para cumprir as obrigações com a folha de pagamento e encargos sociais, embora já tenha sido feito o corte de funcionários.
E a manutenção da casa? Pessoas físicas e jurídicas de um coração bom ajudam nas demais despesas. Mas a verdade é que durante e pós pandemia estas doações despencaram e não são mais suficientes para manter o lar, que até o momento estava sendo segurado pelo Conselho Central de Sobral da SSVP, que também não têm mais recursos para isto.
A pergunta que não quer calar: E AGORA? Sem o apoio do poder público, ou a casa fecha ou nós sobralenses temos que arregaçar as mangas e não deixar esta obra fechar.
A Casa Bom Samaritano pode receber de doações, a qualquer horário, de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos e valores em espécie, que podem ser transferidos através do pix, cuja chave é o CNPJ 07.944.926/0001-84.
Para mais informações entre em contato com a instituição através dos telefones (88)36111029 (fixo) ou pelo (88)997774715 (WhatsApp). Siga @casa.bomsamaritano no Instagram. A Casa Bom Samaritano fica localizada na Rua Coronel Rangel, 961 – Centro, Sobral – CE.
Lembre-se, ajudar o próximo faz bem!
O post Com quase meio século de serviço prestado, Casa Bom Samaritano de Sobral pode deixar de existir apareceu primeiro em Sobral Online.