Izolda se afastará do cargo no MEC para eventual pré-candidatura em Sobral

A ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), anunciou hoje, terça-feira, 16, que vai se afastar do cargo de secretária executiva do Ministério da Educação (MEC) para considerar uma possível candidatura à Prefeitura de Sobral.

“Embora não tenha a intenção ou um plano definido de candidatura”, afirmou Izolda, “o partido solicita a desincompatibilização para abrir uma possibilidade, ampliando o leque de opções”. A declaração foi dada ao O Povo.

Para concorrer nas Eleições de 2024, Izolda deve cumprir os prazos de desincompatibilização até 6 de junho.

Ivo Gomes é o atual prefeito de Sobral, sucedendo o esposo de Izolda, Clodoveu Arruda, conhecido como Veveu (PT), que ocupou o cargo de 2011 a 2016.

Histórico

Izolda desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das políticas educacionais em Sobral, ajudando a tornar a cidade uma referência até hoje. Sua trajetória política teve início como Secretária de Educação durante as gestões de Cid Gomes, que atuou como prefeito de 1997 até 2005, implementando políticas que elevaram a qualidade da educação no Ceará e obtiveram reconhecimento em âmbito nacional.

Essa experiência a levou a ocupar cargos políticos importantes, como o de vice-governadora ao lado de Camilo Santana (PT). Posteriormente, assumiu o governo estadual, logo depois que Camilo saiu do cargo para disputar o Senado, demonstrando sua capacidade técnica aliada à gestão política. “Izolda é a mãe do Ceará”, destacou Camilo na época.

Foto: PSB Ceará/Divulgação

Entretanto, sua trajetória no governo do Estado foi curta, de apenas sete meses, dado que os pedetistas, em votação, optaram pelo nome do ex-prefeito Roberto Cláudio para disputar as eleições de 2022.

Os petistas, liderados por Camilo, romperam com o PDT e lançaram Elmano de Freitas, que logo venceu no primeiro turno. Izolda se desfiliou logo em seguida.

Sua trajetória a levou posteriormente ao Ministério da Educação, pasta de Camilo, onde continua contribuindo com sua expertise no campo educacional. No início de 2024, seguiu Cid, seu antigo aliado, e se filiou ao PSB, comandada atualmente por Eudoro Santana, pai de Camilo.

Cid, questionado sobre Sobral, apontou que o “céu é o limite” para a ex-governadora Izolda, nome que ventilou como eventual pré-candidata para o berço político da família Ferreira Gomes. “A pessoa para estar filiada e se candidatar tem que ter domicílio eleitoral e filiação. Filiação ela tem e domicílio ela pode manter ou mudar. A Izolda é um grande quadro da política cearense”, explicou o senador após a posse no PSB.

Entretanto, na época, Izolda também deixou claro que a filiação não tinha esse foco eleitoral. Em exclusiva ao Focus.Jor, declarou: “Não tem nenhuma conversa com relação a candidatura nenhuma. O convite foi para a filiação”, disse no mesmo evento.

Família Cela

Além dessa movimentação de Izolda, sua filha, Luisa Cela, recentemente transferiu seu domicílio eleitoral de Sobral para Fortaleza e se filiou ao PSB.

Embora tenha negado estar em conversas para disputar as eleições deste ano, há especulações sobre a possibilidade de ela atuar como vice na chapa do pré-candidato Evandro Leitão, caso seja escolhido pelo Partido dos Trabalhadores no próximo dia 21 de abril. Luisa é secretária da Cultura do Ceará.

O post Izolda se afastará do cargo no MEC para eventual pré-candidatura em Sobral apareceu primeiro em Sobral Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *