A Polícia Civil do Ceará desarticulou, por meio da operação Concórdia, um esquema de transporte de fuzis e drogas que ocorria entre o Rio de Janeiro e Crateús, município localizado a 355 quilômetros de Fortaleza. O grupo criminoso é investigado por lavagem de dinheiro, com movimentação suspeita de aproximadamente R$ 1 milhão mensais.
Na quinta-feira, 26, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão em localidades do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. A operação, que é a segunda edição da Concórdia, surgiu a partir de uma investigação sobre conflitos entre as facções Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) no Sertão de Crateús.
De acordo com a Polícia, a facção CV utilizava contas bancárias de terceiros, sem envolvimento direto com o crime, para movimentar os valores. O grupo empregava contas de familiares e de indivíduos que não despertassem suspeitas.
Ao todo, 20 pessoas estão sendo investigadas nesta fase da operação. Algumas delas, que já residiram na região de Crateús, foram para o Rio de Janeiro, onde atuavam na distribuição de armamentos e entorpecentes.
A operação Concórdia foi coordenada pela Delegacia Regional de Crateús, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte. No Ceará, os mandados foram cumpridos em Crateús, Ipu, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa e Fortaleza. Os alvos da operação, com idades entre 22 e 39 anos, não resistiram à abordagem, e cinco deles já se encontravam detidos em unidades prisionais. Aparelhos celulares apreendidos serão periciados para subsidiar as investigações.
Fonte: GC Mais
O post Polícia Civil desarticula esquema de transporte de fuzis e drogas do RJ para o Ceará apareceu primeiro em Sobral Online.