O envolvimento e uso de influencers e pessoas públicas como “garotos propaganda” de sistemas de apostas online, as conhecidas popularmente como ‘bets’, chama a atenção não só daqueles que acreditam na promessa de ganhar dinheiro fácil, como também das autoridades policiais e da justiça. O caso da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, coloca foco nessa discussão.
Presa por suspeita de participação em um esquema voltado à prática de jogos ilegais e lavagem de dinheiro, envolvendo a empresa Esportes da Sorte, voltou para a mídia nesta quarta-feira (18), quando ela teve o seu segundo pedido de habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça.
Mas você já pensou quais os motivos que levam essas empresas a cooptar pessoas públicas para promover as suas atividades? Você conhece alguém que foi influenciado por alguma personalidade e está se endividando com essas práticas, que nada mais são do que jogos de azar maquiados?
Pois o psicólogo financeiro, Celso Sant’Ana, explica que o que está sendo procurado nestes casos, ao pagar uma personalidade para divulgar os jogos, é o poder de alcance e o tipo de público engajado naquele influenciador.
“Você têm pessoas com acesso a audiências já engajadas, muitas vezes, até por outras questões. Então, eles são procurados principalmente no que diz respeito as redes sociais, porque a publicidade feita para esse público específico e engajado vale muito mais do que se a empresa pagasse uma publicidade patrocinada, por exemplo, no Instagram. Com os influencers as empresas de apostas e jogos ganham em alcance”.
Uso da credibilidade e da confiança
O psicólogo também diz que em muitas dessas publicidades o influenciador, pessoa admirada pelo seu público, aparece em vídeos onde se mostram jogando e ganhando. Isso seria usado para mexer com o emocional dos seguidores, usando as questões de credibilidade e confiança.
“O usuário acredita que se aquela pessoa pela qual ele nutre admiração ou afeto, está dizendo que está jogando e está ganhando, aquilo é uma verdade. Ele tem essa ilusão de que ‘eu posso também conseguir’. Ou seja, esse produto é de confiança, uma vez que ele está sendo promovido por uma pessoa que eu já tenho um afeto envolvido”.
Além de promover, vale lembrar que muitas vezes os influenciadores acabam recebendo porcentagens calculadas em cima do dinheiro que os seguidores cooptados colocam nas plataformas de apostas online. Isso se dá por meio de links exclusivos que cada personalidade tem e disponibiliza através dos seus perfis nas redes sociais.
“Ou seja, são valores altíssimos, muitas vezes, conseguidos de pessoas que caem nessa falácia de que é possível ganhar dinheiro de forma fácil e isso pega ainda mais para aquela pessoa que está vulnerável, desesperada, precisando de dinheiro, e vendo que outra pessoa que ela acredita está conseguindo ganhar”, reforça.
Sant’Ana lembra ainda que esse é um mercado multimilionário, com condições de pagar muito bem esses influenciadores e que acabam tendo um valor de retorno desse investimento muito maior.
Que responsabilidade os influencers têm quando há irregularidades?
Ao emprestar o nome ou a sua marca a terceiros, neste caso para empresas de apostas online, o influenciador ou artista pode ser responsabilizado caso haja alguma irregularidade apontada.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
O post Entenda por que casas de bets e jogos como o ‘tigrinho’ atraem influencers no Brasil apareceu primeiro em Sobral Online.