Entenda por que o Banco do Brasil entrou em greve e como ficam as outras instituições

Mais da metade (60%) dos servidores do Banco do Brasil (BB) aderiram à greve no Ceará, iniciada nesta segunda-feira (16). Conforme entidade sindical, os motivos são variados, desde bancários trabalhando doentes, carreira estagnada à insatisfação com a cobrança de metas. A paralisação deve afetar clientes de todas as96 agências no Estado, sendo 26 delas em Fortaleza.

Durante o início da tarde deste 1º dia do ato, havia pouca movimentação no unidade da Avenida Desembargador Moreira com Santos Dumont, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Contudo, alguns idosos que enfrentaram dificuldades para utilizar os serviços bancários pela internet procuram a agência.

O gerente do banco e uma funcionária auxiliavam esse público a utilizar o caixa eletrônico e o aplicativo.

ODiário do Nordeste solicitou à instituição o número de clientes no Ceará, mas não obteve retorno sobre esse questionamento até a publicação desta matéria. Quando as respostas forem enviadas, o texto será atualizado.

Na última semana, os bancos do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica aceitaram as propostas do governo e decidiram não aderir à greve. Portanto, não há risco de paralisação de outras instituições financeiras públicas, no Estado.

POR QUE O BANCO DO BRASIL NÃO ACEITOU ACORDO

Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE), 1.200 dos 1800 funcionários do Banco do Brasil votaram pela manutenção da greve. Conforme a entidade, os motivos são variados, desde bancários trabalhando doentes, carreira estagnada à insatisfação com a cobrança de metas.

O presidente do Seeb-CE, José Eduardo Rodrigues Marinho, disse haver uma tentativa para reabrir as negociações com o BB. “Infelizmente, vai ser cada vez mais difícil, até porque a maioria dos estados já assinou acordo, mas faremos o possível aqui no sindicato do Ceará para conseguir adesão”, finalizou.

Já BB informou que negocia com os servidores, inclusive sobre reajustes salariais.

VEJA PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DEFENDIDAS PELO SINDICATO DOS BANCÁRIOS NO CEARÁ:

  • Plano de cargos e salários;
  • Adiantamento de 13º salário;
  • Salário do substituto;
  • Parcelamento do adiantamento de férias;
  • Auxílio a filhos com deficiência;
  • Adicional de horas extras
  • Abono assiduidade;
  • Ausências remuneradas;
  • Assistência médica, hospitalar, odontológica e medicamentosa;
  • Indenização ao empregado vítima de assalto, sequestro ou extorsão;
  • Adicional de risco de morte;
  • Frequência livre do dirigente sindical;
  • Delegado sindical;
  • Liberação para participação em atividades sindicais;
  • Planos de previdência complementar.

O QUE O BANCO OFERECEU, MAS FOI REJEITADO PELOS SERVIDORES:

  • Principais pontos da proposta apresentada pelo Banco do Brasil;
  • Participação nos Lucros e Resultados (PLR) rejeitada na assembleia;
  • Aumento de seis para sete salários por ano, com pagamento três dias úteis após a assinatura do acordo;
  • Rede de Negócios;
  • Criação da função de Assistente de Atendimento e Negócios a partir de janeiro, com um valor mínimo 6% maior do que o atual salário do escriturário com Gratificação de Caixa;
  • Criação da função de Especialista (jornada de 8 horas), com remuneração superior à de supervisor, com 2.700 vagas prioritárias para supervisores de atendimento;
  • Criação de mais de 500 novas vagas para Gerentes de Relacionamento e cerca de duas mil vagas de Assistente;
  • Programa de desenvolvimento para agentes comerciais que recebiam gratificação de caixa;
  • Caixas;
  • Manutenção da gratificação dos caixas até dezembro, com priorização para novas funções de salário superior;
  • Garantia de incorporação da gratificação para caixas com mais de 10 anos de função em 2017;
  • Programa de qualificação para novas funções;
  • Rede de Apoio;
  • Aumento no valor de referência dos cargos de Assistente Júnior e Assistente Pleno, impactando cerca de 4 mil funcionários;
  • Funcionários oriundos dos bancos incorporados;
  • Compromisso de resolver questões de saúde e previdência até julho de 2025, com reuniões trimestrais;
  • Tabela de Pontuação por Mérito;
  • Ampliação das faixas na tabela, beneficiando 50% dos funcionários imediatamente;
  • Teletrabalho nos escritórios de negócios;
  • Duplicação da quantidade de escritórios de TRI, assegurando ao menos um por estado;
  • Plataforma Conexão;
  • Alterações nas métricas de metas, com premiação para superação de indicadores;
  • Encarreiramento;
  • Redução do prazo de concorrência para 12 meses na nomeação de funções e retirada da trava de 10% de claros;
  • Praças de difícil provimento;
  • Incentivo financeiro para movimentação de funcionários para localidades de difícil provimento;
  • Verba de viagens;
  • Aumento na verba destinada a viagens a serviço, com revisão bianual dos valores.

COMO OS CLIENTES PODEM TER ATENDIMENTO DURANTE A GREVE

De forma alternativa, clientes BB contam com atendimento via App, Internet Banking, Correspondentes Bancários e Central de Relacionamento pelo telefone 4001-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais localidades).

Fonte: Diário do Nordeste

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