A rede social Bluesky ganhou um milhão de novos usuários brasileiros nos últimos três dias após o bloqueio do X, na última sexta-feira (30). Entre sexta e sábado, o idioma português superou o inglês entre as línguas mais utilizadas para publicar mensagens, segundo dados da própria Bluesky.
Segundo a Bluesky, 800 mil novos usuários, apenas do Brasil, aderiram a rede social nos últimos dias.
A Bluesky é uma rede social criada por Jack Dorsey, fundador do antigo Twitter, hoje X. Lançada em 2019, a plataforma se assemelha às primeiras versões do Twitter, oferecendo uma experiência de usuário simples, com postagens de até 300 caracteres, possibilidade de republicações, e compartilhamento de fotos e textos. Um dos diferenciais da Bluesky é a possibilidade de usar um endereço de domínio da web como identificador no serviço, permitindo autoverificação e a opção de mudar para outro servidor mantendo o mesmo nome de usuário. Para criar uma conta, os usuários precisam se cadastrar com um e-mail.
A suspensão da rede social X ocorreu após Elon Musk, dono da plataforma, se recusar a nomear um representante legal para a empresa no Brasil, em resposta a uma série de questionamentos legais. Moraes justificou a decisão afirmando que a plataforma estaria tentando se esquivar da jurisdição brasileira, o que motivou a intervenção do STF.
O X, antigo Twitter saiu do ar em diversos dispositivos no Brasil a partir da meia-noite deste sábado (31), após a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para suspender o funcionamento da rede social.
Fonte: A voz de Santa Quitéria
O post Bluesky ganha 1 milhão de usuários após bloqueio do X no Brasil apareceu primeiro em Sobral Online.