Fim da quadra chuvosa: por que os açudes pararam de encher no Ceará

As chuvas não cessaram totalmente, mas a quadra de chuva se encerrou oficialmente no Ceará. Com isso, o ciclo dos açudes, que passaram quatro meses acumulando carga d’água, começa a reverter, secando até a próxima temporada de chuvas.

A oscilação negativa ainda é tímida, de 0,1% no Estado. Mas oito das 12 regiões hidrográficas já registraram redução no volume dos açudes. Nesta terça-feira, 11, o Ceará está com 56,82% da capacidade hídrica dos 157 maiores reservatórios, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Mesmo após o fim da quadra chuvosa, 41 açudes ainda estão sangrando. Ao todo, 76 reservatórios chegaram a 100% da capacidade em 2024. Em abril, eram 72 vertendo ao mesmo tempo, o que representou a melhor marca desde 2009. Esse volume é resultado da temporada mais chuvosa em 15 anos.

Mas ao contrário da quadra chuvosa (fevereiro a maio), os demais meses do ano tendem ao arrefecimento do volume pluviométrico, o que gera a redução do volume dos açudes. Junho faz parte da chamada “pós-quadra chuvosa”, em que as chuvas são afetadas pelas “ondas de leste”, que podem atingir principalmente o centro-norte do Estado.

Até agora, em junho, choveu cerca de 21,5 milímetros no Estado, ante a média mensal de 37,2 mm, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ou seja, já choveu 58% do esperado para todo o mês. O valor, porém, é bem inferior às médias históricas do período entre fevereiro e maio: 121,3 mm, 206,5 mm, 190,7 mm e 90,7 mm.

Onde os açudes ainda estão pegando carga em junho
Em junho, apenas uma região hidrográfica já teve variação significativa no volume dos açudes. Aliás, do açude. Trata-se da Serra da Ibiapaba, cujo único reservatório monitorado, o Jaburu I, em Ubajara, encheu 1,3 ponto percentual. Tinha 73,2% da capacidade, agora tem 77,9%.

Completa a lista de maiores açudes o Paulo Sarasate, popularmente conhecido como Araras, em Varjota. O reservatório está por volta dos 100% dos seus 859,53 hectômetros cúbicos (hm³) há mais de dois meses. São quase 86 bilhões de litros d’água, o suficiente para encher 343.600 piscinas olímpicas.

FONTE: G1

O post Fim da quadra chuvosa: por que os açudes pararam de encher no Ceará apareceu primeiro em Sobral Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *